web analytics

A propósito duma “coisa” que saiu hoje publicada em papel de embrulho falemos de salários

154 0

Muita gente diz que paga muito de IRS. Sinto o mesmo, gostava de pagar menos e ter mais dinheiro.

Há uma solução fácil. Metade dos portugueses ganha menos de 800 e não paga IRS, esses não se queixam dos impostos altos. É pá, isso também não, como é que pago as despesas do mês todo com 600 euros, casa, carro, saídas, jantares, o netflix. As férias. Concentremo-nos no importante, os impostos são altos. Pouca gente pagar impostos porque nem têm para comer, não é relevante.

Espera aí. Será que pode ter a ver com os salários serem tão miseráveis e só uns quantos é que têm que pagar pelo SNS, pela educação, etc? E que tudo a dividir por poucos, dá muito? E se tudo fosse a dividir por muitos, daria pouco? Náá o importante é baixar o IRS, o IRC, os impostos todos, não é preciso mais nada. Os peritos, economistas, todos confirmam, baixando impostos vamos ficar todos melhor.

—————————————————————

Querem mais provas que os impostos em Portugal são altíssimos? Um ordenado de 1700 euros em PT dá 1300 líquidos e na Suiça dá 1500. Estão a ver? É claro que quem ganha 1700 euros, na Suíça ganharia 500 cá, ou seja quem faz um trabalho que cá paga zero de imposto, lá paga 200e. Caraças, não! Os impostos cá são altos. Que o salário mínimo no centro da Europa seja 1600 ou 1800 euros, isso são pormenores. Não é isso que é importante, o importante é baixar os impostos.

—————————————————————

Pronto ok, para ter a certeza absoluta. Comparemos com países europeus com salario mínimo parecido com o nosso, a Polónia por exemplo. mesmo que não tenha uma percentagem tão grande de pessoas a ganhar salario mínimo. Um salário de 1700e na Polónia traz 1200e para casa? As contas estão todas as erradas, só pode ser. Ou então é porque eles têm -20º no inverno e com o aquecimento sempre ligado precisam de menos dinheiro, já estão quentinhos e felizes por natureza. Os impostos cá são altos, baixem o IRS, baixem o IRC, baixem tudo! É que como se não bastasse a netflix e a sportv, agora tenho que pagar a eleven e a btv.

————————————————————–

O problema nacional é a competitividade, é certo. Não somos competitivos por causa dos impostos, pá. Ainda ontem ouvi na televisão, baixem os impostos e vem aí o D. Sebastião. Tudo quanto é grande empresa a vir para cá, somos a nova Alemanha, a China o eu sei lá. Vão vir charters cheios, já dizia o Futre. Só sei que vamos ser todos ricos. Vamos passar férias para Inglaterra e gozar do barato que é uma cerveja. Gabar o sorriso e alegria com que os Alemães me vêm servir a sangria numa esplanada em Munique. É tão fácil. Mas não contem a ninguém o segredo. Para sermos um país rico, é só baixar os impostos. O que vale é que foi um português a descobrir isto e ainda mais ninguém sabe no mundo.

———————-

Ufa isto saiu maior do que estava à espera 😀

Evito ler noticias á hora de almoço. Sei que vou ficar enojado e depois dá nisto.

Em 2009 tentei deixar de me interessar pelo mundo por completo. Não consegui.
https://cuspir-contra-o-vento.blogspot.com/2009/03/o-ultimo-jornal.html

Bem tento não saber, nem querer saber.
Diz o outro, e acredito, que tenho em mim todos os sonhos do mundo
para que raio me hei de estar a aborrecer e atormentar com os sonhos dos outros?

Não sou eu no papel de embrulho de hoje, não ganho mal, acho que pago os impostos justos.
Porque merda de carga de água tudo isto me dói?

Este é o meu único drama. A dor de saber.
Quem trabalhe 12 ou 16 horas, ou só tenha batatas para comer no fim do mês não me dói se não souber nem pensar nisso.
O mal é saber. Como faço para dessaber?

Comentário (nome, etc, é opcional)