web analytics

Quem conta?

227 3

Todos sabem que os políticos têm um discurso publico e um privado. Chamo a isso mentir. Há quem tenha definições mais simpáticas e justificações para tal.

Aqui um exemplo de discurso privado: que é melhor rebentar barragens e afogar 200.000 pessoas do que lançar uma bomba atómica, para não ficar com a imagem de carniceiro. Uma bomba atómica não se pode esconder.
E dizer com as letras todas que se está nas tintas para os civis que morram naquele pequeno país merdoso. É preciso ganhar a guerra.

Daniell Ellsberg passou para a imprensa um dos relatórios que tinha a verdade que o povo americano não sabia, os Pentagon papers. Foi acusado de crimes com pena de 135 anos de prisão e puseram os “canalizadores” (mais tarde também usados no Watergate) a tratar dele. Para além da campanha na imprensa a colar-lhe a imagem de anti-americano que ajuda o inimigo, até os seus médicos assaltaram para descobrir coisas contra ele.

Ellsberg pensou que quando se soubesse das mentiras e encobrimento para prolongar a guerra, as pessoas se indignariam e teria que acabar. Aconteceu o contrário, ganhou as eleições seguintes com facilidade e a guerra continuou.

Quando é que Nixon se lixou? Quando mandou os “canalisadores” espiar outros políticos.

Conclusão:
Mentir e esconder informação que resultou na morte de 2 milhões de pessoas: Ok, pode ser
Espiar o partido concorrente para ganhar as eleições: Escândalo, destituído

3 comments

  1. O diálogo entre os dois americanos reles é a “cara” do americano. Ontem como hoje. Sempre foram e serão a causa das coisas. As pessoas não se indignam ponto. As pessoas não se indignam. Sempre me fez muita impressão a maneira como as pessoas não se indignam e questiono-me o porquê de não se indignarem. Por isso falo tanto e tanta gente me manda calar. Eu indigno-me e sou uma nerd uma maluca uma outsider e tantas outras coisas. Mandam-me calar não raras são as vezes em que me mandam calar. Já se me acabou a fé nos homens. Qualquer dia qualquer um rebenta com o balão e o estoiro vai ser enorme. E as pessoas continuarão a não se indignar mesmo que seejam os filhos a morrer. Não compreende esta raça chamada de homem. Desiludida. Pensei a humanidade mais bonita.

    1. Sinto muitas vezes a mesma coisa, mesmo que tente resistir. Porque por vezes a humanidade é mesmo bonita. Como povo o género humano é uma bosta.

  2. Compreendo

Comentário (nome, etc, é opcional)